ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR             
Mafalda Oliveira

Regional 05.09.2016 11H10

Guimarães: Torre de Alfândega e Muralha serão visitáveis

Escrito por Mafalda Oliveira
Monumento emblemático vimaranense será, pela primeira, aberto ao público.

A Torre de Alfândega e a Muralha de Guimarães vão ser, pela primeira vez, visitáveis. Em comunicado, a autarquia revelou que já concluiu o projecto, que será submetido a apoios comunitários. A candidatura vimaranense integra quatro projetos: Torre de Alfândega, Muralha de Guimarães, Casa da Rua Nova e o projeto Hereditas.


Recorde-se que, em Março deste ano, a autarquia foi questionada sobre quem seriam, afinal, os proprietários da Torre e dos respectivos acessos. Por essa altura, o  vereador da cultura, José Bastos, revelou a intenção de fazer do Monumento visitável.


De acordo com a nota do município, a Torre de Alfândega terá "uma utilização pública com uma exposição e uma explicação detalhada do que consiste a muralha de Guimarães, bem como as suas torres defensivas, podendo ser visitável por pessoas com mobilidade reduzida através de um elevador panorâmico que permitirá uma leitura diferente do interior da torre e que será colocado a partir da Rua do Anjo, de onde será efetuado o acesso público".


A proposta contempla a visualização e fruição interior dos seus muros em granito, garantindo a acessibilidade ao interior da torre até ao último piso (terraço) no qual se detém a vista sobre a Alameda de S. Dâmaso, Largo do Toural, rua do Anjo, Castelo, Paço dos Duques e restante edificado envolvente.


A nota revela ainda que o edifício que se ergueu no interior do muro da torre deixará de existir e será criada uma caixa de escadas em ferro que introduz um percurso ao longo dos pisos e permitirá uma interpretação diferenciada, piso a piso, do património construído. 


A autarquia explica que os dois projectos já contam com um parecer favorável da DGPC - Direção Geral do Património Cultural, serão candidatados ao programa comunitário Portugal 2020 - Património Cultural, conjuntamente com a Casa da Rua Nova e o projeto “Hereditas - Inventário do Património de Guimarães”, que reunirá todo o património do concelho com o objectivo de disponibilizar publicamente toda a informação sobre os recursos existentes. 


A Casa da Rua Nova, por sua vez, será um Centro Interpretativo do Centro Histórico onde as pessoas poderão conhecer as metodologias e técnicas adoptadas na sua reconstrução, que o tornam numa referência de boas práticas ao nível da reabilitação.


Rua do Anjo "deixará de estar em ruína"


A nota da autarquia conta ainda que o edifício contíguo à fachada do edifício da rua do Anjo, que permite o acesso à torre, deixará de estar em ruína. A parcela de terreno tem a particularidade de conter no seu limite posterior um pano da muralha, onde são claramente visíveis as ameias, dado que esta construção encostava ao pano da muralha. O troço constitui simultaneamente a fachada posterior do edifício voltado para a rua do Anjo e a fachada posterior do edifício voltado para a Alameda de S. Dâmaso.


Com o projeto já concluído para a Torre de Alfândega, apresenta-se uma solução para o muro da muralha, que será caiado até às ameias, enquanto das ameias até à cota do piso térreo será mantida a leitura da pedra existente. 


Este troço da muralha passará ainda a ter visibilidade desde as escadas da rua do Anjo, que será igualmente reabilitada pela Câmara Municipal, com a adoção de materiais e texturas características do Centro Histórico de Guimarães, conferindo mais dignidade ao espaço de acesso à Torre da Alfândega.

Deixa-nos uma mensagem