ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Pedro Manuel Magalhães/RUM
Pedro Magalhães

Regional 22.03.2019 16H30

Feira dos Transportes pretende recrutar novos camionistas

Escrito por Pedro Magalhães
Feira dos Transportes é destinada a camionistas e vai reunir empresas do sector, formações de recrutamento e debates. Decorre nos dias 7 e 8 no Altice FORUM Braga.
A Feira dos Transportes pretende dar resposta à escassa mão-de-obra no sector dos transportes

false / 0:00

O Altice Forum Braga vai receber a Feira dos Transportes nos dias 7 e 8 de setembro. A feira é destinada a camionistas e vai reunir 100 empresas do sector, formações de recrutamento e debates. O certame é promovido pela Associação Profissionais ao Volante (APV), associação criada em Braga, e que reúne actualmente mais de 200 associados. 


Na apresentação do programa da feira, o presidente da APV, Filipe Pinheiro, explicou que o objectivo do certame "é aumentar o interesse" na profissão de camionista. O responsável adiantou que há "falta de mão-de-obra" no sector, justificando o crescimento das empresas que necessitam de camionistas e a paixão associada à profissão como as causas para a ausência de profissionais na área. 


Apesar de existirem 64 mil motoristas licenciados, Filipe Pinheiro revelou que nos últimos meses, Portugal tem de recorrer a países além Europa, como a Venezuela, para dar resposta à oferta existente. O presidente da APV adiantou que o salário médio dos camionistas está fixado entre os 1000 e os 2000 euros mas garantiu, ele que é também camionista, que a profissão "exige muita paixão" pelo desgaste associado às largas temporadas fora de casa.


Alertar para a falta de mão-de-obra é, por isso, o objectivo central da feira, que vai reunir formações a interessados na profissão. A Paraform será a consultora responsável pelo lado formativo e o seu presidente, Paulo Paiva, explicou que uma das acções será, por exemplo, a "hipótese de conduzir e perceber os mecanismos dos camiões em ambientes controlados". O responsável vaticinou que o certame "espera atrair jovens que queiram enveredar pelo caminho" da profissão de camionista, adiantanto ainda que as várias questões relacionadas com o sector vão ser debatidas nos dois dias da feira.


Carlos Silva, da InvestBraga, ressalvou o evento e enalteceu a importância do Altice FORUM Braga, um espaço "polivalente para espectáculos, congressos ou feiras". Em representação da Câmara de Braga, o vereador João Rodrigues esclareceu que a feira "é uma oportunidade das empresas presentes recrutarem nova mão-de-obra".


A feira dos transportes acontece nos dias 7 e 8 de setembro no Altice Forum Braga. O certame promete reunir 100 empresas do sector, além de acções de formação com vista a recrutar novos camionistas. O sector vive falta de mão-de-obra e vão ser discutidas questões de sector.

Deixa-nos uma mensagem