ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Mafalda Oliveira

Cultura 04.04.2017 11H18

Dia dos Monumentos e Sítios c/entradas grátis em Guimarães

Escrito por Mafalda Oliveira
O Paço dos Duques de Bragança, o Museu de Alberto Sampaio e o Castelo de Guimarães terão entrada gratuita a 18 de Abril.

Teatro de sombras, visitas guiadas, recriações históricas, conferências e muito mais. É assim que Guimarães celebra, a 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Este ano, a data é dedicada ao “Património Cultural e Turismo Sustentável”.  Três dos espaços mais emblemáticos de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança, o Museu de Alberto Sampaio e o Castelo de Guimarães terão entrada gratuita.


Há ainda várias actividades programadas. No caso do Paço dos Duques de Bragança, há recriações históricas e três conferências. De manhã, a partir das 10h, há uma visita feita pelo Afonso Henriques e outra pela Mumadona Dias. De tarde, a partir das 14h30, haverá um encontro denominado “O Monumento apresenta-se: Paço dos Duques de Bragança". "Há três conferências: uma do ponto de vista da arquitectura, outra como memória de um lugar e a última tem que ver com um novo projecto de conservação e monotorização preventiva do património para todo o sudoeste europeu", resumiu à RUM Isabel Fernandes.


Já no Museu de Alberto Sampaio, o dia é maioritariamente dedicado às escolas, com uma sessão do Teatro de Sombras às 10h, uma visita guiada ao tesouro da Senhora da Oliveira, às 10h30, e uma vista "à descoberta do centro histórico", às 14h30.


Isabel Fernandes explica que as celebrações a decorrer no Paço dos Duques se enquandram no tema “Património Cultural e Turismo Sustentável”, tendo em conta com o estudo que está a ser desenvolvido,  "de modo a que se possam vir a desenvolver obras no Paço, de muitos milhões de euros. Para que seja devidamente recuperado para receber os milhares de tursitas - 330 mil por ano – precisamos primeiro de estudar o edifício, conhecer a sua história, para depois podermos fazer uma candidatura a um projecto internacional", explicou.


O dia é de entrada gratuita nos três espaços culturais, de forma a despertar o interesse dos visitantes. "O primeiro domingo do mês é gratuito, portanto quem tiver vontade  de visitar não é pelo dinheiro que deixa de o fazer. É o lembrar que estamos cá para ser vistiados", explica.

Deixa-nos uma mensagem