ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Mafalda Oliveira

Cultura 07.09.2016 18H48

Castelo e Paço dos Duques com 100 mil visitas em Agosto

Escrito por Mafalda Oliveira
Números revelam que "Portugal está na moda".

O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança receberam, no mês de Agosto, em conjunto, quase 100 mil visitantes. Estrangeiros e portugueses encheram os espaços culturais vimaranenses, num aumento em comparação com anos anteriores.


Os números revelam que "Portugal está na moda", e que Guimarães sabe aproveitar a proximidade à cidade do Porto, diz a directora dos espaços, Isabel Fernandes. "A cidade sabe conjugar o património edificado com outras formas de ver o património. Tudo isso fez com que  as visitas aumentassem".


Pelo Castelo de Guimarães passaram  48 mil 256 pessoas, já no Paço dos Duques de Bragança houve 51 mil 402 visitas.  


Desde Julho que a entrada no Castelo de Guimarães passou a custar dois euros, depois de uma requalificação. O pagamento de entrada valorizou o espaço e não afectou a adesão do público, garante Isabel Fernandes. "O Castelo tem uma oferta muito melhor, com um centro de interpretação na Torre de Menagem. É uma vantagem acrescida para quem visita e valoriza. Não tenho dados comparativos, mas imaginávamos que ia ter este números", explicou.


Ainda assim, a responsável lembrou que o mês de Agosto é sempre o que tem mais visitantes e que "não vai ser sempre assim".


O público que visita os espaços culturais vimaranenses é diverso. As visitas escolares e os visitantes estrangeiros compõem a procura pelos espaços culturais. No Paço dos Duques, dos 340 mil visitantes, no total de 2015, 53 mil vinham em visitas de escolas.


"Temos também um número muito significativo de estrangeiros, já que recebemos o fluxo dos barcos que chegam a Lisboa e ao Porto, que fazem viagens organizadas", referiu a responsável.

Deixa-nos uma mensagem