ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Mafalda Oliveira

Regional 16.02.2017 17H22

Cartão "Guimarães Pass" abre portas a onze espaços culturais

Escrito por Mafalda Oliveira
Cartão único terá o custo de 15 euros e entrará em circulação em Março.

Para mostrar que Guimarães tem mais para oferecer do que o Castelo e o Paço dos Duquesde Bragança, a autarquia vimaranense criou o “Guimarães Pass”. Trata-se de um bilhete único, com o custo de 15 euros (10 com desconto), que irá permitir aos visitantes conhecer onze espaços culturais da cidade. A proposta de instituição do projecto foi esta quinta-feira aprovada em reunião municipal e, a partir de Março, o bilhete estará disponível.


O vereador responsável pela pasta do turismo, José Bastos, explicou que o "Guimarães Pass" "visa combater um princípio que está instituído há vários anos, da lógica de que apenas se visita o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques". A ideia é, também, aumentar o tempo de permanência dos turistas. "Guimarães deixou de ser uma cidade que se visita num dia. A cidade tem hoje uma oferta integrada, diversa e complementar que justifica um período mais alargado de permanência. Se os turistas permanecerem mais tempo, a economia terá outro resultado", explicou. 


Actualmente, os números de visitas ao Castelo de Guimarães e Paço dos Duques estão bastante acima dos restantes espaços culturais de Guimarães. Neste sentido, o cartão estará disponível numa altura "em que a afluência turista é maior, nomeadamente de Espanha, nas semanas que antecedem a Páscoa". 


O bilhete único terá o custo de 15 euros e 10 euros para o bilhete com desconto. De uma forma geral, o desconto ronda os 40% na globalidade dos espaços, garantiu o responsável.


O "Guimarães Pass" garante acesso aos seguintes espaços: Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães, Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, Museu da Cultura Castreja, Citânia de Briteiros, Percurso Museológico no Convento de Santo António dos Capuchos, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória, Palácio Vila Flor e Centro Ciência Viva de Guimarães.

Deixa-nos uma mensagem