ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

              Gonçalo Sales(RUM)          
Gonçalo Sales

Regional 24.01.2019 18H38

Carências "graves" nos Recursos Humanos do Hp. de Guimarães

Escrito por Gonçalo Sales
O Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos afirma que o Hospital de Guimarães tem carências “gravíssimas” ao nível de recursos humanos.
António Araújo, Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, e Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães.

false / 0:00

O Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, António Araújo, esteve hoje reunido com os profissionais do Hospital da Senhora da Oliveira, no âmbito da acção de proximidade apelidada de “ouvir os médicos”.


Depois do encontro com um conjunto de profissionais, o presidente alertou para as dificuldades que a unidade de saúde apresenta, sobretudo a nível estrutural, de equipamentos e de recursos humanos. "Nesta reunião percebemos que estão a atravessar dificuldades de nível estrutural. O Hospital precisa de obras de remodelação na área das urgências que vão ser iniciadas brevemente, segundo o conselho de administração. Precisa ainda de uma unidade de cuidados intermédios para AVC, que não tem, e de aumentar a área de cirurgia de ambulatória. São alterações importantes e urgentes de realizar", alertou.

 

O dirigente identificou também problemas nos equipamentos e sublinhou a gravidade na carência de recursos humanos. "Existem problemas a nível de equipamentos informáticos e também na avaliação da condição dos doentes, que são fundamentais para a prática clínica diária. Depois, os recursos humanos. O Hospital tem carências gravíssimas ao nível destes recursos, quer a nível de áreas clínicas e não clínicas, que são críticas para o funcionamento desta unidade hospitalar".


Uma visita que serviu para "identificar" os problemas e para "pressionar" a tutela na resolução dos mesmos.


Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração do Hospital "agradeceu" a presença de António Araújo e afirmou que a visita vai ajudar a levantar atenções para os problemas identificados. O responsável da unidade hospitalar vimaranense refere que a administração vai "tentar melhorar" todos os "problemas" e "preocupações" que foram apontados pela Ordem dos Médicos e dos profissionais.



Deixa-nos uma mensagem