ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Daniel Vieira da Silva

Regional 04.05.2017 18H11

Braga volta a ser romana de 24 a 28 de Maio

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Braga Romana vai para a 14ª edição e assume-se como evento mobilizador na cidade. Serão 80 horas de programação, com a participação de 115 mercadores, 127 entidades e 11 agrupamentos de escolas.

De 24 a 28 de Maio, Braga vai voltar a ser "invadida" pelos romanos. É no espírito de uma Bracara Augusta com mais de dois mil anos que chega a 14ª edição de um evento que pretende fazer uma “recriação histórica da época”, com vários momentos espalhados pelos artérias da cidade.

Espectáculos, cortejos, mercado, acampamento militar e áreas pedagógicas e de alimentação vão dar uma vida diferente à cidade bracarense ao longo dos dias do evento. Evento esse que, para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, já é mais do que isso mesmo, dado que se assume como “um projecto da cidade”. “Neste momento é algo intrínseco em cada bracarense e notamos isso com os projectos dos agrupamentos de ensino, grupos culturais e associações que fazem criação artística específica para a Braga Romana”, frisou Lídia Dias.


Já o presidente do município, Ricardo Rio, enalteceu as “centenas de instituições e milhares de figurantes a participar em todas as dimensões de um programa muito rico e de cariz pedagógico”. O edil frisou que a Braga Romana assume-se como sendo “mais do que a sua componente lúdica, cultural e económica. É uma aula a céu aberto que propiciamos a todos os bracarenses e a todos os que nos visitam”.


Haverá vários momentos criados para a edição deste ano, mas o destaque vai para aqueles que são os momentos altos do evento: Os dois cortejos, o casamento romano, o rito fundacional e os espectáculos teatrais, para além da vertente pedagógica e todas as cenografias do evento que estarão espalhadas pela cidade.

No Largo de S. João do Souto estará instalada a ‘Casa Romana’, onde os visitantes vão poder usufruir de aulas de latim e filosofia, assistir a teatro de marionetas e participar em diversas oficinas e jogos. 

Das actividades paralelas destaque para a visita guiada a alguns dos vestígios da pré e proto-história da cidade, que se realiza este Sábado, dia 6, no âmbito do programa ‘À Descoberta de Braga’, assim como para o Fórum Recriação Histórica Desenvolvimento e Turismo Sustentável, que terá lugar no dia 12 de Maio, no Museu D. Diogo de Sousa.


Este é um evento que é já uma “referência da região”, tal como assumiu Marco Sousa, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal. O responsável referiu que “de ano para ano a qualidade da Braga Romana é melhorada, a programação é diversificada e é importante haver eventos destes para trazer turistas para cá”.


A Braga Romana 2017 inclui mais de 80 horas de programação, com a participação de 115 mercadores, 127 entidades e 11 agrupamentos de escolas.

O investimento municipal nesta iniciativa deverá rondar os 250 mil euros.


Ricardo Rio pretende alargar a Braga Romana ao resto do ano


O autarca bracarense referiu que é importante lançar-se um desafio para o futuro que passa por “alargar o projecto da Braga Romana dos cinco dias para os 365 dias do ano”. Ainda assim, Ricardo Rio assumiu que para isso acontecer “há um trabalho de valorização do património romano da nossa cidade que tem de ser feito e que exige a colaboração de muitos agentes”. O edil referiu-se, em concreto, à Insula das Carvalheiras e ao Teatro Romano, dois projectos que “estão a ser trabalhados” para se candidatar a apoios comunitários, mas que estão dependentes da aprovação dos mesmos.


Ainda no sentido de promover e valorizar o património e legado romano deixado na cidade o município irá inaugurar a 26 de Maio a estátua a César Augusto que ficará instalada no Largo Paulo Orósio. “É um tributo que Braga irá prestar ao fundador de Bracara Augusta, num momento simbólico que apela à perenidade da presença romana no nosso território”, referiu o autarca bracarense.


O programa completo da Braga Romana 2017 pode ser consultado através deste endereço.

Deixa-nos uma mensagem